quinta-feira, 14 de junho de 2012

Reserva de endereço no Servidor DHCP - Linux sem default gateway

Cenário:
Uma estação de trabalho com o windows XP e duas interfaces de rede, uma conectando-se a um provedor de internet local e recebendo um ip público via DHCP, a outra conectada à rede local e recebendo um endereço da rede interna.

Problema:
Ao receber o ip da rede interna a máquina também recebia o gateway default da rede local o que causava problemas com a rota padrão adicionada anteriormente pela conexão com o provedor de internet.
Configurando manualmente um ip, sem gateway, nesta estação fazia com que o servidor não confirmasse se o este endereço estava livre para ser utilizado em outra estação.
Configurar um pool no servidor DHCP apenas para deixar a configuração sem Default Gateway para apenas uma estação é também uma solução mas aparentemente "exagerada"

Solução:
Criar uma reserva no servidor DHCP adicionando o gateway "0.0.0.0":
host semgateway { hardware ethernet xx:xx:xx:xx:xx:xx; option routers 0.0.0.0; }

Resultado:
A estação passa a receber o endereço sem o roteador padrão.
O servidor DHCP passa a conhecer aquela reserva como ativa e evita a disponibilização do endereço à outra estação.

quarta-feira, 6 de junho de 2012

P2V de servidor Linux usando clonezilla

No ambiente que administro temos alguns servidores que vem sendo mantidos "vivos" devido a necessidade de se consultar informações antigas de aplicações que um dia foram utilizadas mas NÃO tiveram seus dados migrados para a aplicação utilizada atualmente. (Daí a importância de se amarrar bem os contratos de implantação de novas aplicações às migrações dos dados legados, do contrário a T.I. terá manter eternamente a aplicação legada, muitas vezes já sem o suporte do fornecedor).

Com o intuito de reduzir um máquina física entre os servidores e consequentemente reduzir um ponto de falha a mais na rede, fiz a migração desta máquina física para uma virtual. Procedimento conhecido como Physical-to-Virtual (P2V).

Para quem não conhece, o Clonezilla é uma solução Open Source para se clonar um disco ou partições de uma forma "amigável", semelhante ao que o Norton Ghost oferece.
É uma solução tão boa que merece um post futuramente.

O primeiro passo é bootar com o live-cd do clonezilla na máquina física que será migrada e gerar o clone das partições (ou do disco) para algum lugar em sua rede (NFS, SSH, outro HD no próprio servidor físico, etc).

Após ter gerado a imagem e checado sua integridade(esta opção geralmente é oferecida no momento em que você está seguindo o assistente de geração da imagem) basta:

  • Criar uma máquina virtual em seu servidor de virtualização com discos/partições com capacidade compatíveis ou maiores que as existentes no seu servidor físico. 
  • Iniciar a VM pelo Live-CD do Clonezilla e seguir o assistente, desta vez para fazer a restauração da imagem anteriormente criada.
  • Reinicializar a VM e fazer os ajustes que forem necessários (interfaces de rede, opções no grub, etc)


Uma dica importante é que em alguns casos a imagem restaurada "congela" logo após passar pela tela do Grub tendo como última mensagem algo como "Uncompressing Linux... Ok, booting the kernel.".
Nestes casos, grandes chances do problema estar no suporte ao ACPI.
Se isto acontecer contigo, experimente desativar o ACPI na chamada do kernel no grub, adicionando a opção "acpi=off".

Ainda que "migrar o problema" não seja a solução ideal, afinal, os dados da aplicação legada que deveriam ter sido migrados, pelo menos a infraestrutura torna este "ponto de falha" mais maleável e sujeito às Leis de Murphy.

Abraços a todos.